quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aniversário

Hoje o Google está entrando na adolescência. Está completando 14 anos. Tão novinho...
Impressionante como esta ferramenta entrou avassaladora no cotidiano do mundo todo. 
Quando fui apresentada à Internet, nos anos 90, a ferramenta de busca mais usada era o Altavista e acabo de verificar que ainda existe, associada ao Yahoo.
Não me lembro quando foi que descobri o Google, mas uma vez descoberto acho que  não passei um dia sem usá-lo.  
Hoje o Google está tão entranhado na nossa vida que até já virou verbo. Quantas vezes já ouvi a expressão dá uma googlada. Ou então vou googlar. Certamente você já ouviu coisa parecida.
É estranho que sejam somente 14 anos, a impressão que tenho é que já existe desde sempre pois é tão comum no nosso dia a dia que nem percebemos como esta ferramente tão nova tornou-se perene nas nossas tarefas.
Como sempre trabalhei com pesquisas por força da minha profissão chego a me perguntar como a humanidade conseguiu viver até então sem ele. Quanto tempo teria economizado ao longo da vida se já existisse desde o início da minha carreira de bibliotecária.
Parabéns ao Google e aos gênios que o inventaram. 

Um comentário:

Alberto disse...

Realmente ele é fantástico. Mas penso que, nas escolas, deveria ensinar-se o seu uso correto. As pessoas fazem uma consulta e não avaliam qual a confiabilidade das informações que recebem de volta. Vai daí, muita informação falsa (de autoria de prosa ou poesia, por exemplo) passa a espalhar-se pela Internet.
Beijinhos!