terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações no Brasil

As manifestações que estão assolando as grandes capitais brasileiras e que tiveram origem no protesto contra os aumentos das passagens de ônibus também estão repercutindo no exterior. Gosto de ler jornais e revistas estrangeiras e tenho visto bastante cobertura. Meu irmão, que mora na Alemanha, comentou que há notícias inclusive em rádios e noticiários de televisão. Interessante.
Os protestos já estão tomando outros rumos, iniciaram contra o aumento das tarifas de ônibus e agora já estão usando palavras de ordem contra os gastos e roubalheira de Copa do Mundo de Futebol, Olimpíada, corrupção em geral, contra a PEC 37, contra falta de saúde pública, educação e falta de segurança e excesso de violência. Ontem, segunda-feira, em Brasília os manifestantes conseguiram subir no telhado do Congresso Nacional o que resultou em inúmeras imagens emblemáticas. 
A incrível mobilização está ocorrendo pelas redes sociais e quando aparecem bandeiras de partidos, principalmente de extrema esquerda, são imediatamente vaiados. Realmente o povo está acordando.
O grande problema é que as cidades viram um caos. Ninguém mais consegue ir e vir. Em São Paulo, que já tem trânsito caótico em dias normais, a cidade para durante horas. Um curto trajeto de mais ou menos 10 km leva duas a três horas para ser percorrido. 
Abaixo um exemplo de foto que saiu no Le Figaro, da França:


Nenhum comentário: