terça-feira, 13 de agosto de 2013

Canhotos

Hoje é Dia Internacional dos Canhotos.
O meu filho é canhoto e desde criança acompanhei de perto a sua necessidade de adaptação de pequenas e corriqueiras tarefas para o seu dia a dia. Mas  adaptou-se bem e sempre arranjou uma solução para esse mundo majoritariamente destro. Quando era ele ainda menino ouvi falar de uma loja que vendia artigos para canhotos, como por exemplo tesouras,  mas nunca visitei pois o assunto não era tão grave assim.
Lembro-me de quando começou a velejar e o que primeiro se aprende é dar os nós nos cabos. Teve dificuldade porque quem ensinava era destro e, principalmente o lais de guia, um dos mais importantes nós do mundo náutico, ele não aprendia de jeito nenhum. Minha cunhada o salvou: ela também era canhota e o nó é parecido com o nó inicial do tricô. Ela aprendeu o nó e o adaptou à versão canhota e meu filho aprendeu dela. Foi bem engraçado. De resto não teve maiores dificuldades na vela.
Desconfio mesmo que o filhotinho tem pendores ambidestros pois o mouse do computador ele usa com a mão direita. Já o flagrei em outras pequenas atividades usando a direita sem dificuldades.

Um estudo de mão esquerda de Vincent van Gogh, de 1881:

Nenhum comentário: