segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma biblioteca

Em Stuttgart, na Alemanha, foi inaugurada no mês passado a nova Biblioteca Municipal.
Com 11 mil metros quadrados e 500 mil mídias diferentes esta biblioteca foi construída como um cubo, não muito apreciado por muitos dos cidadãos, mas é um sonho de acessibilidade e um primor no uso de tecnologias moderníssimas.
O leitor não depende de intermediários para procurar livros ou outras mídias podendo caminhar livremente e pesquisar tudo que há.
Já vi muita biblioteca onde os livros estão escondidos, sendo necessário consultar o computador para ver o que há. Xeretar nas estantes é muito mais agradável abrindo-se sempre a possibilidade de descobrir novos livros. Claro que se a pessoa vai à biblioteca em busca de determinado livro o computador ou o fichário é o caminho. Mas mesmo assim, será sempre interessante ver os livros do mesmo assunto, possibilidade que o livre acesso dá.
Claro que isto tem o célebre problema dos livros fora de lugar pois o leitor tira da estante e não acerta colocar no mesmo lugar. Por isso há os célebres avisos: deixe os livros consultados sobre a mesa.  Um funcionário treinado reporá os livros nos seus devidos lugares e já fará a estatística dos livros e assuntos consultados.
Sempre lembro da minha frustração na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, de São Paulo, onde os livros ficam confinados numa torre, sem livre acesso. Nos meus tempos de estudante ia muito lá e pedia o que queria e ainda tinha o dissabor de ver que o funcionário trazia o livro errado. Até hoje é assim!!
Este vídeo é da noite de inauguração:


Nenhum comentário: