quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Poluição dos mares - 1

Silenciosamente e sem que se perceba os mares estão sendo poluídos pois, dado à sua extensão e distante dos nossos olhos, não nos damos conta dessa imensa catástrofe que afeta a todos.
São famosos os vazamentos de petróleo em todo o mundo e que a imprensa sempre noticia e que poluem nosso planeta azul. No entanto, com muita frequência os navios de carga com contêineres são surpreendidos por violentos temporais nos diferentes oceanos e perdem suas cargas de todos os tipos e materiais e que levam séculos para de decompor. Essas cargas ficam boiando pelos mares e por vezes chegam às praias.
Há registros impressionantes de cargas que vagueiam pelas marés. 
Numa sequência de posts mostrarei alguns que o Spiegel Online publicou.
Em  1992 o navio Tokyo Express navegava pelo norte do Oceano Pacífico, entre Estados Unidos e Japão, quando entrou numa tempestade e perdeu parte da sua carga:  28.800 brinquedos de plástico, patinhos amarelos de banheira de crianças, tartaruguinhas azuis, sapinhos verdes, etc.
O oceanógrafo americano Curtis Ebbesmeyer manteve certa vigilância sobre os brinquedos despejados e protocolou sua odisseia sobre os oceanos. Com ajuda dos dados coletados tenta aprofundar estudos sobre as correntes marítimas mundiais e tenta obter dados exatos sobre os agora desbotados objetos que navegam já há duas décadas e muitas vezes são confundidos pelas aves marinhas como comida que dão aos seus filhotes que morrem com as entranhas obstruídas.


Nenhum comentário: