quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Um besouro no gelo


Primeirão!
Há 50 anos chegou à Antártida o primeiro carro  de série, um Volkswagen fabricado na Austrália que desembarcou no continente gelado em 2 de fevereiro de 1963, para uso dos pesquisadores da base da Austrália no polo sul, na região de Mawson.
Um besouro vermelho na neve com o nome de Antárctica 1. Escolheram a cor vermelha propositalmente para que se destacasse sempre no gelo e nas tempestades de neve.
Com pequenas adaptações para o local inóspito foi usado como taxi, carroça e veículo de passeio. Para a Volkswagen foi um perfeito presente de marketing. Com uma ofensiva mundial gigante a montadora transformou o veículo num ícone de propaganda .
Logo no seu desembarque, ansiosamente aguardado pelos pesquisadores da base, fez um passeio de 16 km na neve, visitando o Rumdoodle Airfield, o que levou 65 minutos.
O Antárctica 1 revelou-se extremamente robusto trabalhando mesmo a -38º C pois dava partida sem problemas graças ao  sistema de refrigeração a ar, que não congelava.
Em 1964 o bravo Fusca foi levado de volta à Austrália sendo substituído pelo Antárctica 2, de cor laranja, que trabalhou até 1969.








(Fonte: Spiegel On-line)

Nenhum comentário: