terça-feira, 7 de maio de 2013

Prosopagnosia

Você sempre reconhece todos os conhecidos  que encontra? Se Sim, parabéns. Se Não, saiba que você, como eu, sofre um pouquinho de prosopagnosia.
A prosopagnosia, que se manifesta em diversos níveis, faz com que você não reconheça rostos. 
Eu tenho um pouquinho disto pois já paguei muitos micos por porisso ao longo da vida. Já deixei de reconhecer pessoas que havia sido apresentada semanas antes.. Para mim isto é particularmente mais forte quando sou apresentada a novas pessoas, como por exemplo num novo trabalho e preciso reconhecer diversas pessoas ao mesmo tempo. Deixo de reconhecê-las se estão fora do ambiente em que as conheci, mudam o cabelo, tiram ou colocam boné, etc. Tenho imensa dificuldade de gravar feições.
O maior mico que paguei foi nos anos 90 quando fazia uma juria de regatas e a jogadora de vôlei Ana Moser participou. Quem não conhece a Ana Moser? Pois é. Anotei a sua passagem pela chegada da regata e para completar a súmula perguntei o seu nome!!!
Ai, ai, ai...



Nenhum comentário: