segunda-feira, 9 de abril de 2012

Deu Robert Scheidt e Bruno Prada mais uma vez

Dupla brasileira está invicta na temporada e é a favorita ao ouro olímpico. Bruno Fontes encerrou campeonato em 10º lugar na Laser e Brasil conheceu suas representantes na 470 


O mundo da vela olímpica, mais uma vez, viu Robert Scheidt e Bruno Prada no lugar mais alto do pódio. A dupla líder do ranking da classe Star e invicta desde maio de 2011 (11 títulos seguidos) faturou o Troféu Princesa Sofía Mapfre, em Palma de Maiorca, na Espanha. O título veio na última regata, a chamada medal race, com peso dobrado. O quarto lugar neste sábado (7) foi suficiente para ficar com a medalha de ouro, superando os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos.



"Os ingleses serão os nossos principais adversários em Weymouth, pois velejam em casa. Ganhar deles é sempre bom, impõe moral", relata Bruno Prada. "A regata final foi muito emocionante, com sete barcos podendo ganhar o campeonato. Os ventos fortes ajudaram, mas não fomos muito bem tecnicamente. No entanto, o resultado apareceu e saímos com o ouro".



A conquista no evento espanhol é ainda mais significativa, já que a dupla testou um novo barco e regulagens de vela durante o campeonato. O italiano Follia foi o escolhido, e, como todo equipamento no início, os primeiros resultados não foram bons (14º e 10º). Mais adpatados e regulares, os velejadores só precisavam vencer uma regata das 11 corridas para faturar o ouro.



"O barco não esteve muito veloz, assim como durante toda a semana, mas foi o suficiente para ganharmos. Estamos bastante felizes e esta vitória serve como motivação", explica Robert Scheidt. O próximo desafio da dupla e de parte da Equipe Brasileira de Vela será a Semana de Hyères, a partir do dia 21. 



A competição na Espanha reuniu a Equipe Brasileira de Vela completa e serviu como mais um teste para os Jogos de 2012. Melhor do País na Laser, Bruno Fontes mais uma vez entrou na medal race e terminou o campeonato na 10ª posição.



"Foi um campeonato de recuperação. Saí do bloco intermediário para correr a regata da medalha junto com os melhores do mundo. O ano olímpico é diferente e espero continuar com essa boa fase", explica Bruno Fontes, que saiu de 42º entre os top 10.



O Princesa Sofía foi palco da disputa por uma vaga olímpica na 470 feminina. As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan , com o 11º lugar e cinco posições à frente das fluminenses Martine Grael e Isabel Swan, garantiram a classificação nesta sexta-feira (6) para os Jogos de Londres, em agosto. Fernanda Oliveira vai para sua quarta olimpíada e Ana para a primeira.



"A entrada da Ana na equipe foi fundamental. Apesar de jovem, mostrou muita maturidade nos momentos decisivos. Seguiremos até 2016", conta Fernanda Oliveira, que em 2008 conseguiu a prata olímpica na 470 ao lado de Isabel Swan, hoje adversária.



Outros resultados - Além das duplas de Star e 470 e de Bruno Fontes, o Brasil levou sua equipe completa ao evento espanhol e obteve bons resultados. Na Finn, Jorge Zarif terminou em 25º lugar. Já Arthur Lopes foi o 54º. Na Laser Radial, Adriana Kostiw, que vai à Londres/2012, ficou em 76º lugar. Na 470 masculina, Fabio Pillar e Gustavo Thiesen, que ainda sonham com a vaga, finalizaram em 33º e a outra dupla Carlos Wanderley e Nicolas Castro foram os 91º. Na 49er, outra categoria sem o Brasil confirmado em Londres, André Fonseca e Marco Grael fecharam o campeonato em 48º lugar.




(Fonte: CBVM)

Nenhum comentário: