quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eu li

Só a noite fiquei sabendo que ontem foi o Dia Nacional da Literatura Infantil.
Este dia foi totalmente dedicado a Monteiro Lobato, nosso autor infantil de maior expressão.
Quem não leu Monteiro Lobato na infância? Os personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e muitos outros povoaram a minha infância.
Meu encontro com Monteiro Lobato se deu de maneira engraçada: indicado pela bibliotecária da escola levei os livros para casa. Mas em casa havia o problema cultural pois recém-chegado da Alemanha meu pai não conhecia este autor e foi primeiro se informar com colegas de trabalho e amigos se de fato eu poderia lê-lo. Voltou satisfeito e liberou a leitura e eu mergulhei nas Reinações de Narizinho, no Sítio do Pica-pau Amarelo e todos os outros e adorei.
Foram minhas primeiras leituras e logo veio a preocupação dos meus pais que queriam que eu também lesse em alemão. A literatura infantil alemã é muito rica e naquela época destacava-se o autor Erich Kästner, tão famoso e merecidamente festejado quanto Lobato aqui. Eu não me lembro como fizeram mas imediatamente apareceram os livros deste autor de excelente humor e eu adorei. Principalmente os livros Das doppelte Löttchen (A pequena Lotte duplicada), Emil und die Detektive (Emílio e os detetives), Pünktchen und Anton (Pontinho e Antonio) marcaram-me muito pois eram engraçadíssimos.
Claro que também li os clássicos de Grimm, Andersen e Perrault mas confesso que Monteiro Lobato e Erich Kästner estão ainda bem vivos na minha memória.
Vamos ver se este dia consegue ações para tirar um pouquinho a meninada dos video games e atrair para estas preciosidades em formato de livros.
A frase de Monteiro Lobato "Uma nação se constrói com homens e livros" ainda é muito verdadeira e atual.

Nenhum comentário: