sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fina escatologia

Nascido em Marseille em 1857, Joseph Pujol descobriu cedo uma inusitada vocação ao ir nadar num lago quando criança: conseguia inspirar água no traseiro e espirrá-la sem problemas. Sua mãe levou-o ao médico que não encontrou nada de anormal no menino.
Depois descobriu que podia emitir sons controlados pelo   esfincter e, já no exército, divertia a companhia com seus ruídos de, como direi, flatulências, imitando trovões e aos poucos começou a emitir a Marseillaise e outras canções tais como a conhecida "Au clair de la lune".
Tal como seu pai tornou-se padeiro mas quis viver vida de artista e foi para Paris tentar ser um artista normal. Não teve muito sucesso.
Somente quando apresentou seu incomum talento para peidar foi contratado na hora pelo famoso Moulin Rouge e sob o nome de Le  pétomane (em francês péter é o nome para peidar) apresentava-se de casaca e luvas brancas e punha-se a trinar canções, sons de violinos e flautas, ruídos da batalha de Austerlitz, vozes de animais e tiros de canhões. 
Noite após noite a plateia delirava e ria até as lágrimas. As mulheres ficavam sem ar por causa de seus corselets e precisavam ser atendidas por enfermeiras. 
O seu talento incomum fê-lo conhecido no mundo todo e rendeu-lhe muito dinheiro. Foi assistido por reis e príncipes e conta-se que deu até uma apresentação especial ao rei da Dinamarca Christian IX.  Cobrou 20.000 francos pela sua flatulência artística. Só para comparar é preciso dizer que  Sarah Bernhardt cobrava 8.000 francos por apresentação especial. 
Le Pétomane  transformou-se no mais bem pago e principal  artista do Moulin Rouge mas começou a haver discordâncias entre o virtuose dos gases e a administração do teatro e ele partiu para carreira solo fundando a Cia. Pompadour com a qual apresentou-se por  muitos anos.
Mas a natureza começou a pregar-lhe peças com o avançar da idade. Durante suas exibições resíduos sólidos começaram a manchar a cueca e a fama. Inicialmente teve de desistir de apresentar os 21 tiros de canhão e aos poucos sua carreira de virtuose dos gases definhou. Em 1914 o humorista dos peidos fez sua última apresentação.

Le Pétomane:


Cartaz do Moulin Rouge:


(Fonte: Spiegel Online)

Nenhum comentário: