segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Chegada do progresso

As donas de casa alemãs tradicionalmente são consideradas exemplares e dedicadas.
Minha mãe não fugiu à regra. Com família grande de um casal com quatro filhos sempre trabalhou muito para manter a casa extremamente limpa e em ordem e foi e é ainda  uma grande cozinheira. 
As imagens que tenho dela da minha infância é  ela constantemente encostada no tanque lavando lençóis, toalhas e roupas,  de uma família de seis pessoas.  Diariamente no tanque e na limpeza da casa e no ferro de passar. Não tínhamos empregada no início de nossa estada no Brasil pois não havia dinheiro para isso. 
Lá pelas tantas o mercado começou a oferecer máquinas de lavar roupas que até então não eram accessíveis no Brasil e muito menos para o nosso bolso.
Mas um dia meu pai conseguiu comprar uma máquina estrangeira e deu de presente à sua esposa que precisou acostumar-se ao funcionamento. Estranhou a novidade mas passou a utilizá-la diariamente e deixou de ser escrava do tanque tendo mais tempo livre para outros afazeres. 
Foi um progresso e tanto e uma alegria. A máquina era rudimentar comparada às de hoje e estragava bastante os elásticos das roupas mas foi um  processo de libertação da minha mãe e de todas as mulheres do serviço pesado de um tanque.

Um comentário:

Alberto disse...

A tecnologia costuma trazer mais benefício do que as ideologias.