terça-feira, 23 de abril de 2013

Da série "mães culpadas"

Mãe que é mãe sempre sente culpa em relação aos filhos. Isto acontece com todas como tenho observado ao longo da vida. Toda mãe deseja o melhor para seus rebentos e, quando alguma coisa acontece com os mesmos, lá vem a culpa.
Recentemente a minha prima Cintya, muito mais nova do que eu e com filhinhos ainda pequenos, postou no Facebook que sua menina de 3 anos estava com broncopneumonia e que ela estava muito preocupada e com sentimentos de culpa. Indagava-se se deixou o ar condicionado muito forte pois mora no Guarujá ou não agasalhou bem a menina! Questionava-se de todas as maneiras.
Enfim, sentia-se culpada pela doença da pequena.
Eu me pergunto sempre de onde vem esse sentimento pois tive também, durante minha trajetória de mãe as mesmas sensações a cada problema que surgia. Uma gripe do meu filhotinho já me fazia onsumir em culpa.
Quando não ia bem no colégio, o que era comum, sentia-me culpada por estar ausente, sempre trabalhando.
Quando tomava um tombo eu achava que era culpa minha pois não o amparei a tempo.
Sei que é bobagem e todas as mães sabem mas a sensação está sempre presente. e sabem também que o excesso de zelo com a criança é pernicioso mas tendem a super-proteger e se não o fazem e algo dá errado, bingo!, lá vem a culpa.
Ser mãe é ser culpada no paraíso.

Nenhum comentário: