domingo, 28 de novembro de 2010

Prá que serve a Olimpíada

Acredite se quiser: há pessoas que questionam a importância do maior evento dos esportes em geral, a Olimpíada. Não faz muito tempo recebí um texto de um senhor que dizia ser mais interessante observar o seu cachorrinho apanhar uma bola jogada do que ver os esforços dos atletas na televisão!! Houve outro que dizia que nunca mais assistiria uma abertura de Olimpíadas porque a última, na China, não mostrou a história da ditadura!! É verdade!!
Respondí aos dois que a Olimpíada, seja de inverno ou de verão, representa o ápice dos esforços de todos os atletas mundiais, esforços diários de suado e solitário treinamento, dedicação, desejo de superação dos limites e metas, rigorosa observação das regras de cada competição de que participam, dificuldades financeiras na maioria das vezes, abstenção de muitos prazeres sociais, busca incessante de melhorias.
A classificação para as competições locais, regionais, nacionais e continentais vão proporcionando aos atletas a escalada para a competição  maior, a sonhada Olimpíada. Muitos ficam pelo caminho mas pelo que pude observar na minha vida envolvida pelo esporte do iatismo, pouquíssimos desistem nas diferentes modalidades esportivas.
E esta é a questão: ter a disciplina de não desistir. Competir sempre. Ter o prazer da vitória e aceitar a derrota e participar sempre. Este é o espírito esportivo. Os atletas são formados desde a infância, obtêm conhecimento do esporte, das regras, da necessidade de exercícios físicos, etc. e vão sendo educados dentro do esporte escolhido assim como para a vida.
Aí está: esporte é educação e isto o Brasil precisa muito.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí, Helga, eu concordo. A Olimpíada é um símbolo, um exemplo de que o homem sempre pode se superar. No esporte vence o mais dedicado, o mais disciplinado, inclusive psicologicamente. Esporte é lazer, é saúde...é tudo de bom, sou fã e adoro assistir aos Jogos. Beijus!!!