quinta-feira, 21 de julho de 2011

Para que servem as bibliotecas

Você já reparou que personalidades que são fotografadas ou filmadas para entrevistas invariavelmente escolhem com fundo estantes cheias de livros? Repare só.
Advogados, políticos, cientistas ou demais declarantes de alguma opinião gostam de se enfeitar com o saber. Aliás, os jornalistas e fotógrafos ou filmadores sempre sugerem uma biblioteca como fundo de reportagens.
Sempre que vejo isto pergunto-me se o sujeito da entrevista realmente consulta os livros retratados mas acho que no geral é mera moldura.
Durante minha vida de bibliotecária tive inúmeras oportunidades de me decepcionar com pessoas. Acontecia com frequência que alguém entrava pela primeira vez na biblioteca onde trabalhava e dizia com empáfia “sou rato de biblioteca” e nunca mais voltava.
Em compensação também conhecí muitos que não declaravam nada e me davam muito trabalho, no bom sentido.
Ainda bem...

Nenhum comentário: