quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Régua de cálculo

Dia desses estava lendo uma reportagem numa revista alemã que descrevia os arcabouços dos museus e esta matéria era sobre museus de tecnologia. Mostrava muitos computadores, calculadoras, telefones fixos e celulares à espera de seleção e catalogação para serem  incluídos no acervo do museu.
Identifiquei vários computadores que usei durante a vida bem como telefones e celulares. Aliás, é preocupante ver como a tecnologia envelhece rápido. O meu celular atual tem mais ou menos três anos e já é peça de museu com toda a certeza. Mas eu não ligo. Está funcionando a contento.
Mas o que me chamou a atenção neste museu foi uma régua de cálculo!
Algum jovem já viu uma régua de cálculo? Duvido.
Uma das lembranças mais fortes que tenho do meu pai, que era engenheiro, era ele sempre com sua régua para cima e para baixo. Usava-a no bolso do paletó ou da camisa e puxava-a sempre que havia algo próximo de uma medição ou cálculo a ser feito. Eram inseparáveis. 
Ensinou-me os primeiros passos para usá-la mas era péssimo didata e não lembro de mais nada pois já sou da geração das calculadoras. Ainda bem.
Fiquei surpresa ao verificar no Google que apareceram 268 mil citações e que ainda são vendidas! Durante  a minha vida não conheci ninguém que as usasse. Alguém conhece?







Um comentário:

Santos Passos disse...

Usei-as. E muito. Tinha uma grande e outra pequena.