quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Qui, quae, quod

Quem é da minha geração sabe, e se lembra com terror, o que significa isto aí em cima.
Lembro-me como eram torturantes as aulas de latim do professor Reis, em classe muito quente, batendo sol, no final do dia.
Quem não se lembra do :
Singular:
Plural:
Nominativo(a garota - sujeito): ....puella
Genitivo (da garota): .................. puellae
Acusativo (a garota - obj.direto): puellam
Dativo (para a garota - obj.ind.): puellae
Ablativo (com a/pela garota): .... puella
Nominativo: puellae
Genitivo: .... puellarum
Acusativo: ..puellas
Dativo: ...... puellis
Ablativo: ... puellis

Embora eu sempre tivesse tido bom tino para aprender idiomas, nos meus tempos de ginásio não conseguia acompanhar muito bem as declinações das palavras latinas pois não entendia os nominativos, genitivos, dativos, etc.
As aulas de latim  eram sempre as últimas do dia e eu ia ficando cansada e não captava os significados dos pronomes aí do título. Decorava todas as declinações e chutava na construção dos textos e análises gramaticais. Ia me arrastando pelas provas e chamadas orais e estava sempre na corda bamba.
Ai, ai, ai, como era difícil.
O engraçado era que o alemão também tem uma ou duas declinações mas como até aquele tempo ainda não tinha tido aulas da gramática alemã, não atinei com a coisa. Aliás, o inglês também tem o genitivo. Genitivo?
Muitos anos mais tarde aventurei-me a aprender russo que é mais complicado ainda pois, além de declinar as palavras, conjuga e declina os verbos. Tive facilidade em entender pois lembrei imediatamente do torturante latim.
Interessante que joguei os três pronomes relativos aí do título no Google e descobri que ainda tem muita gente estudando latim por aí. Tem até canção no youtube para decorar as declinações. Tadinho dos alunos.






Nenhum comentário: