sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Henfil

Segundo matéria de hoje no site do Estadão, hoje faz 25 anos que o grande cartunista Henfil morreu, vítima da Aids.
Isto me faz lembrar o jornaleco Pasquim que eu adorava e era o preferido de todo mundo. As vezes era até difícil consegui-lo no jornaleiro e eu mandava reservar o meu exemplar toda semana. Era a época da efervescência estudantil e da censura mas de alguma forma os editores sempre conseguiam burlar os milicos e dar a sua mensagem.
Lembro bem que sempre abria o Pasquim e primeiro procurava as charges do Henfil e dava boas risadas com seus personagens, principalmente o Fradim. 
Em minhas mensagens e papos no Facebook e outros faço sempre uma homenagem ao grande cartunista, adotando como despedida o bjim.
Certa ocasião eu o vi no café do aeroporto de Congonhas e me espantei pois tinha estampado no rosto a sua doença. Sua pele era de um amarelado meio marrom transparente e via-se que não tinha boa saúde embora estivesse rodeado de pessoas e dando boas risadas. Por ser tímida não me aproximei para tietá-lo.
Saudades do Pasquim, do Henfil  e da minha juventude.

Nenhum comentário: