segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carreata da solidariedade

No bairro em que moro, Moema, aqui em São Paulo, todo ano tem uma interessante manifestação de solidariedade promovida por uma igreja, que ontem ocorreu mais uma vez.
Fazem uma carreata de carros antigos e curiosos e rodam o bairro todo, com muito buzinaço, música, bexigas e fogos para recolher agasalhos para entidades beneficientes.
O desfile é lindo, tem aquelas banheiras americanas com rabo-de-peixe dos anos 60, jardineiras, mini-carros, caminhonetes antigas, caminhões truck, jipões antigos com pintura de exército, motocicletas enormes de três rodas e por aí vai. Um charme. Os moradores correm para entregar suas sacolas de doações e tiram muitas fotos. O mais interessante é observar o orgulho dos que dirigem estas antiguidades em exibir suas preciosidades sempre muito bem conservadas.
Começaram esta campanha há dez anos atrás, mas a primeira não deu muito certo porque apareceram de surpresa sem avisar e pediam que jogassemos as roupas pela janela. Espantados e sem querer perder o espetáculo,  ninguém correu para os armários. Nos anos seguintes profissionalisaram-se: anunciaram a festa com bastante antecedência distribuindo cartazes, conseguiram patrocínios de empresas da região e notícias nos jornais, inclusive o Estadão, e o resultado é que arrecadam grandes quantidades e conseguem beneficiar várias entidades. 

Nenhum comentário: