segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escher

Ontem, domingão frio mas com sol delicioso, meu filho, minha nora e a sobrinha dêles, a doce e inteligentíssima  Joana e eu resolvemos fazer um programa cultural: fomos ao Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, no centro velho de Sampa, para ver a exposição do Escher.
O prédio antigo, por sí só, ja merece uma visita. É lindo e muito bem conservado. Joana, de apenas 9 anos, resolveu tirar umas fotos:







A fila para entrar estava enorme e tivemos de ter muita paciência porque a menina perguntava o tempo todo o que iríamos ver. Com explicar que o artista trabalha com côncavo e convexo, perspectivas, surrealismo, sobe e desce? Quando finalmente chegamos às salas com os famosos quadros Joana arregalava os olhos. Meu filho, muito observador, ia descobrindo os macêtes (não tenho outra palavra) e explicando. Joana e nós nos encantamos. Há também diversas instalações com ilusões de ótica formadas por espelhos que intrigam.
Se fôr ver esta exposição não deixe de ver o filme 3D que brinca com os quadros e também a Sala impossível que tem duas janelas: na primeira janela enxerga-se um gato numa banqueta e na segunda janela vê-se o gato e a banqueta... Não conto pois o jogo de espelhos projeta interessantíssima surpresa.





Nenhum comentário: