segunda-feira, 27 de junho de 2011

Boataria sensacionalista

Na sexta-feira escreví aqui sôbre um crime ou suicídio no condomínio onde moro. O defunto foi encontrado na caixa d`água.
Como, num primeiro momento, vendo as emissoras e a polícia na porta de casa, interfonei para a portaria para saber do que estava ocorrendo. O porteiro disse que não podia falar nada por ordem da polícia.
Como precisava fazer umas compras no mercadinho, descí e o zelador e o porteiro continuavam a se recusar a falar. Na calçada os repórteres estavam aglomerados falando com todo mundo que saía do prédio. Saí também. Eu abordei a jornalista da Record, mas recusei entrevista, para perguntar o que faziam alí e ela me contou o seguinte: foi encontrado um defunto, morador do sétimo andar, na caixa d`água do prédio. Disse-me o nome do morador e eu afirmei que não o conhecia. Perguntou se eu não havia percebido o mau cheiro da água. Neguei, tendo engulhos. Afirmou categoricamente que os moradores teriam reclamado da água e por isso o morto foi encontrado pelo zelador.
Fiz minhas compras, aproveitei para trazer água imaginando que a água do prédio seria desligada. Ao passar pela portaria falei sôbre a questão da água com o zelador que se limitou a dizer que o morto fôra encontrado num reservatório isolado e que o abastecimento estava normal. Não havia nenhum aviso nos elevadores sôbre qualquer providência. Fiquei muito preocupada e com nojo, sem saber em quem acreditar.
Os noticiários de sensacionalismo deram matérias sobre o caso ao cair da noite, assim como também a Globo no SPTV e a RedeTVNews. Também vários sites.
Mais tarde, já noite, quando as coisas se acalmaram liguei novamente para o porteiro que, já mais falante, informou que os jornalistas inventaram a história toda da água com mau cheiro e por isso o zelador teria encontrado o falecido. O fato era que ninguém reclamou da água, o reservatório é isolado do abastecimento geral e serve apenas ao solarium no alto do prédio, cujas grades e cadeado estavam arrombados e isto foi notado pelos faxineiros que faziam a limpeza do local.
Pode? Jornalistas inventando notícias e alarmando os condôminos?!!

Nenhum comentário: