quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Maracutaia


Refletindo sôbre a corrupção geral que assola êste país, não consigo chegar a outra conclusão do que o maluco norueguês Breivik que, num manifesto, teria dito que aqui no Brasil todo mundo é ladrão. Aqui temos roubalheira em todos os níveis da administração pública e todo tipo de crimes na esfera privada.
A percepção que tenho é que piora a cada dia.
Sabe-se que na esfera privada também há corrupção, principalmente nas empresas grandes. Há corruptos e corruptores. Os departamentos de compras são sempre os mais suspeitos.
Meu pai, nos idos dos anos sessenta, viveu uma situação escabrosa numa renomada montadora de caminhões.
Êle era o gerente geral noturno da fábrica e observando a linha de produção, o almoxarifado e demais serviços envolvidos com a fabricação descobriu que havia uma quadrilha que roubava fabricando e vendendo caminhões por fora. Atribuiu o fato a contrôles mal feitos e lutou para melhorá-los. O estranho é que não era ouvido mesmo tendo avisado da roubalheira.
Resolveu então radicalizar.
Conseguiu êle mesmo fabricar um caminhão fora dos controles e apresentá-lo na manhã seguinte à diretoria. Aí não teve jeito e a diretoria teve de  tomar providências para evitar novas roubalheiras.
Para o meu pai o resultado foi uma séria ameaça de morte. Teve de andar com seguranças durante bom tempo.
É, isto foi nos anos sessenta! Hoje só está pior e mais refinado e não tenho nenhuma esperança de que melhore. 

Nenhum comentário: