quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ameaçados

Foi inaugurada ontem a exposição fotográfica de Érico Hiller, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, que tem com título "Ameaçados - Lugares em risco no século 21"
Viajou durante aproximadamente um ano por lugares ameaçados pela ação do homem.
A exposição, com grandes quadros e ótimos textos explicativos toca nossa alma e dá alerta máximo sobre a destruição do planeta.
Deixo o próprio fotógrafo falar do tema:
"Meu objetivo sempre foi fazer com que as fotos que produzo representem um inventário do nosso minguante planeta; daquilo que, infelizmente, pode um dia só existir na memória de poucos – ou pior, apenas numa fotografia esquecida no fundo de uma gaveta. Tomado por esse sentimento, entendi recentemente que havia reunido motivos suficientes para percorrer alguns lugares que correm risco de desaparecer – ou, pelo menos, serem profundamente alterados – neste século. Pesquisei na internet um termo genérico - “paraísos ameaçados” - e inúmeras listas surgiram. Elegi cinco lugares, cinco histórias que sintetizam a tensão ambiental do nosso tempo. Num mapa, apontei: o Ártico, derretendo em ritmo acelerado; as Maldivas, cada vez mais vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos; o sul da Etiópia, perecendo diante dos novos tempos; a Mata Atlântica, no Brasil, pressionada pelo crescimento urbano e o monte Kilimanjaro, cujo gelo está desaparecendo num planeta mais quente. O que acontece nesses lugares é o que acontece com todos nós."
Você pode ver as fotos e textos na revista 29Horas com o título "A segunda expulsão do paraíso", clicando nas páginas 24 a 32.

Nenhum comentário: