terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Maior do mundo

Eu ia começar este post na linha do "você sabia?" mas achei melhor não fazê-lo pois talvez eu esteja subestimando o conhecimento dos meus leitores.
Eu confesso humildemente que não sabia que o Edifício Copan, localizado na Av. Ipiranga no coração de São Paulo é o maior edifício residencial do mundo. Fiquei sabendo agora pelo Spiegel Online.
Com seus 116.000 metros quadrados em 32 andares e 1160 apartamentos está até no Guiness pelo tamanho e pelo número de pessoas que nele residem, aproximadamente 5.000 e emprega mais de 100 zeladores. Possui vários cafés e restaurantes, centro de compras com mais ou menos 80 lojas e até uma igreja para os condôminos.
Famoso prédio em S,   projetado pelo senhor da curvas o arquiteto Oscar Niemeyer que o concebeu na década de 50 teve  as obras iniciadas em 1957, e o projeto original previa um hotel e um super cinema, o que foi abandonado depois por motivos financeiros.
A empresa que começou a construção faliu e a CNI, Confederação Nacional da Indústria, concluiu a obra nove anos depois, transformando-a  num famoso marco da metrópole de concreto.

Início das obras:





O prédio hoje: