quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Propaganda nazista

Credo, que título horrível, não? Mas não se assustem, quero apenas contar um fato de propaganda nazista de que meu pai foi testemunha ocular para ilustar como o povo alemão era enganado pelo Joseph Goebbels e seu Ministério da Informação e Propaganda. Eram iludidos atá quando já estavam perdendo a guerra.
Meu pai era engenheiro aeronáutico e, como estava num país em estado de guerra, foi enviado compulsoriamente para um campo de provas de aviões em Rechlin para trabalhar. Orgulhava-se de nunca ter sido soldado ou ter pego em armas e nunca ter compactuado com o nazismo. Era apenas obrigado a trabalhar para eles mas gostava do que fazia.
Neste campo eram desenvolvidas tecnologias para melhorar os aviões. Meu pai trabalhou na equipe que desenvolveu as poltronas ejetáveis de aviões em perigo. Tinham vários aviões à disposição para as pesquisas e lembro-me que citava sempre em suas histórias o famoso Messerschmidt.
Quando várias tecnologias inovadoras ficavam prontas montavam um avião para testar tudo em pleno ar.
 E aí entra a propaganda. Os aviões, as vezes incompletos, tinham até fuselagem de papelão mas eram pintados com as cores da Royal Air Force, a RAF inglesa, e os vôos e o abatimento do avião “inglês” era filmado pela turma do Goebbels. Os filmes eram exibidos nos cinemas de toda a Alemanha enaltecendo a Luftwaffe que havia abatido mais inimigos.

Propaganda enganosa...

Nenhum comentário: