terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Wikipedia

A Wikipedia está completando dez anos.
Quando se iniciou olhei-a com muita desconfiança pois profissional da informação que sou preocupa-me sempre muito a origem e a confiabilidade do conteúdo que se apresenta sob todas as formas, livros, jornais,etc. e, claro, as mídias eletrônicas.
Como a Wikipedia se anunciou como fonte de informações e conhecimento feita por voluntários anônimos não pagos fiquei cética pois terão estes voluntários gabarito intelectual para compor uma enciclopédia?
Terão isenção de preconceitos de religião, raça, cultura, conotações políticas, etc.?
Na época do lançamento resolví checar com algo que realmente conhecia: a biografia de um renomado esportista olímpico e empresário de sucesso, amigo meu.
O verbete retornou a biografia empresarial do pesquisado, com perceptível viés esquerdista, apresentando-o como capitalista inescrupoloso, colaboracionista dos governos militares e não fez nenhuma menção aos seus feitos esportivos internacionais e olímpicos.
Fiz outras pesquisas sobre temas que domino, como a minha profissão, e algumas foram satisfatórias e outras nem tanto.
Concluí, talvez um pouco radical demais, que esta fonte não era muito confiável e desprezei-a por muitos anos. Ao longo do tempo, porém fui percebendo que muitos a usavam e me deparei no último domingo com excelente artigo no Estadão  que descreve a evolução da Wikipedia, seu aperfeiçoamento e constante busca pelo conhecimento confiável.
Repetí a pesquisa sobre o empresário amigo e pude perceber que mudaram totalmente o conceito sobre a pessoa. O verbete retornou apenas sites, matérias de publicações e links sobre a carreira esportiva do cidadão. Ficou claro que com o passar do tempo houve uma decantação e seus feitos esportivos tornaram-se mais importantes que os empresariais em sua biografia. Achei corretíssimo.
Repetí também pesquisas com verbetes sobre a minha profissão e fiquei bastante satisfeita com os resultados e as fontes apresentadas.
Isto é uma evolução, um aperfeiçoamento cuidadoso pois pude verificar que há revisões e são citadas fontes de boa qualidade.
Isso é muito bom.

Nenhum comentário: