segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia do Planeta

Sábado último foi Dia Mundial do Planeta. Festejaram simbolicamente apagando por uma hora a iluminação de importantes monumentos ao redor do mundo: a Acrópole, a Torre Eifel, o Cristo Redentor e por aí vai.
A ideia parece ser a de conscientizar os povos para a preservação do nosso planeta, certo?
Eu não sei, não. Apagando por uma hora por ano as luzes  dos monumentos é de fato uma ação chamativa mas o certo não seria o contrário? Deixar apagado o ano inteiro e acender por uma hora por ano? Isto sim, me parece, ajuda a preservar os recursos energéticos. O resto me parece hipocrisia. Aaaah, mas aí vêm os interêsses turísticos que giram as economias locais. Sempre êles.
Aliás, o que se vê de iluminação noturna exagerada nas metrópoles beira o fantástico. Dia dêsses estava assistindo o programa 50 por 1, do Álvaro Garnero, e a cidade focada era Tókio, em reportagem feita antes da tragédia do furacão e do tsunami. Lá pelas tantas o apresentador exclama num passeio noturno: “está tão iluminado que parece dia!”
Não estou fazendo apologia das trevas mas seria muito bom e necessário diminuir os exageros.
Daí concluo que esta conscientização, embora válida, vá levar no mínimo uns 20 anos para que todos entendam e atuem de fato para a preservação de todos os recursos naturais, não só a energética.
Não sou eco-chata mas acho que está ficando perigosamente tarde para salvar este planeta.

Nenhum comentário: