quarta-feira, 16 de março de 2011

Estou com mêdo

Os desastres com as usinas nucleares do Japão são assustadoras. Ainda mais se considerarmos que os japonêses são um povo correto, cordato e seguidor das leis. Mas pelo que andou sendo noticiado a usina de Fukushima estava mal administrada, sujeita a fraudes e desmandos. É usina velha, que já deveria ser dasativada.
Isto me leva a pensar em Angra I e II sendo administradas por estatal, que por sua vez é administrada por interesses meramente políticos. Angra I é velha e pergunto: dá para confiar? Está segura? Está sendo atualizada tecnologicamente? Não estará havendo mazelas e incompetência?
Ai, que mêdo!
Como os acidentes nas usinas japonêsas estão levantando a questão da segurança em todo o mundo fiquei curiosa em saber quantas usinas nucleares existem  e onde estão e obtive uma estatística de 4 anos atrás, assustadora:
Existem 440 usinas no mundo operando em 31 países. Qual será a próxima com problemas?
Alguns países dependem de maneira expressiva de centrais nucleares: Lituânia (80%), França (78%), Bélgica (60%), Eslováquia (55%), Bulgária (47%), Suécia (52%), Suíça (44%) e Alemanha (30%). Os Estados Unidos possuem mais de 100 usinas que produzem 20% do total de energia gerado naquele país.
A quantidade de eletricidade gerada pelas centrais atômicas norte-americanas é maior que toda energia elétrica produzida no Brasil.
Estamos falando em número de usinas. Resta saber quantos reatores tem em cada uma delas. 
Prefiro não saber.


Fonte: SBPC (O mapa é de 2000, mas dá para ter uma boa idéia)

Nenhum comentário: