terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A grande Mestra

Maria Antonieta Ferraz, Antonietinha, era seu nome. Está na galeria dos meus tipos inesquecíveis. Ela falava, falava muito, falava sem parar.
Entrava na sala de aula da Faculdade de Biblioteconomia falando baixinho e sem tomar fôlego. Não parava nunca da falar. Lecionava a matéria Referência que consistia em conhecer todas as obras de referência, bibliografias de bibliografias, enciclopédias, macropédias, micropédias, digest’s, anuários, etc. de todo o mundo para orientar os leitores das bibliotecas em que nós, alunas, iríamos atuar. Seu conhecimento sobre cada obra e sua organização eram tão amplos e profundos, que ansiava em nos transmitir tudo e  para isto não parava de falar. Era o Google dos anos 60.
Dizia-se que era de família rica e as jóias que usava poderiam ser uma confirmação disto. Mas não dava pistas de sua vida particular. Continuava falando sobre a matéria. Dizia-se também que sobrevivera a um acidente de avião que caiu na baía de Guanabara e, sem saber nadar, falara sem parar movimentando os braços e se salvara por causa disso. Também nunca cofirmou isto pois falava sem parar sobre a matéria.
Quando acostumamos nossos ouvidos a seu falatório interminável percebemos que ela jorrava conhecimento e bondade, preocupando-se o tempo todo com nossa boa formação profissional.
Falava mesmo durante as provas que aplicava e, se alguma aluna fazia uma pergunta sobre uma questão, respondia ensinando tudo novamente. Bastava escrever o que dizia. Nunca dava uma nota baixa ou reprovava. Acreditava no potencial de cada uma e quando detectava alguma falha de conhecimento voltava a falar tudo novamente.
Magrinha, miúda e idosa, falando sem parar, era motivo de gozação entre algumas alunas. Fingia não perceber e, com sua infinita bondade e necessidade de transmitir saber, orientava mesmo estas até sua rendição.
Foi escolhida por unanimidade como a paraninfa da turma e emocionou-se  até as lágrimas. Entrou no palco da formatura... falando sem parar...

Nenhum comentário: