segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quando a publicidade aprendeu a andar

Eram sujos, esfomeados e com roupas remendadas e o futuro da propaganda. Entalados entre duas placas, desempregados eram contratados, por volta de 1880, como postes ambulantes.
Os homens-sanduíche revolucionaram a propaganda estática nos postes. Podiam correr atrás dos potenciais consumidores, carregando grandes placas anunciando os produtos. Esta nova estratégia de publicidade revolucionou a propaganda na época e tornou-se assunto do momento nas cidades.
Rapidamente foram sendo sofisticados: recebiam lanternas na cabeça para a noite, vestiam caixas, fantasias, carregavam enormes guarda-chuvas e  faziam propaganda de produtos, partidos políticos, peças de teatro, etc.
Recebiam muitas críticas também por serem sujos e maltrapilhos e na Alemanha não podiam caminhar nas calçadas e trabalhavam por 1, 25 marcos/dia, esgueirando-se entre as carruagens e posteriormente automóveis.
Não se sabe quem inventou estes homens sanduíche mas já em 1854 foram vistos em Berlim.
Hoje os homens sanduíches são os que vestem roupas com a propaganda de sua grife ou produtos de sua preferência, esportistas cobertos de logos de patrocinadores, etc.
(Isto é  um resuminho traduzido desta interessante matéria do site da revista Spiegel. Para quem lê em alemão aqui está. Prá quem ainda não lê tem fotos muito interessantes que mostram a criatividade da época.)

Nenhum comentário: