terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um presente muito charmoso

Quem gosta de ler sabe que é uma delícia frequentar livrarias e procurar, folhear, dar uma lidinha aqui, outra acolá, caminhar pelas estantes, puxar um livro a êsmo, se espantar, imaginar, aguçar a curiosidade, etc.
Nas últimas décadas os livreiros conseguiram atrair mais público para suas lojas criando ambientes convidativos, com pequenas lanchonetes anexas e serviços de primeira. A Saraiva Megastore do Shopping Ibirapuera, aqui em São Paulo, é uma delas. Tem vários sofás e pode-se ler e folhear livros e revistas sem ser incomodado. Está sempre cheia.
Mas conheço uma livraria completamente fora dos circuitos culturais de Sampa. Fica na Ilhabela e tem o bonito nome de Ponto das Letras. Na Vila, fica de frente para o mar em casario colonial e tem também uma ótima cafeteria. É um dos pontos de encontro do lugar onde os amigos se reúnem, tomam café e outros, um bolinho talvez e folheiam os livros, compram CDs, jornais, etc.
Tem um ótimo estoque de livros e revistas náuticas, pois a náutica é a tônica da região e não raro encontram-se verdadeiros marujos comentando suas velejadas nas mesinhas e no balcão da sua cafeteria.
Adoro. Quando vou à Ilhabela passo lá todos os dias. As outras pessoas fazem o mesmo e assim todos os amigos se encontram.
No último Natal meu filho e minha nora me deram um presente muito original: compraram um cartão postal da Ilhabela, escreveram um “vale-livro” nele e colocaram num saquinho de presentes da livraria. Amei...
Agora tenho de ir lá resgatar o meu presente, não é legal?

Nenhum comentário: