quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vou ficar de fora?

As novas tecnologias 3D estão chegando. Já há televisões com óculos especiais à venda por aí.
Há filmes e outras tralhas tecnológicas  por aí, tudo tridimensional.
E eu vou ficar para trás??
Por ser estrábica e não ter visão de profundidade por usar um olho só não enxergo nada em três dimensões e sou, portanto, monocular, embora eu enxergue com os dois olhos. Isto sempre me atrapalhou a vida, principalmente para dirigir ou andar de bicicleta quando a visão de profundidade é tão necessária.
É bem verdade que atrapalha também pela questão estética. Igual aos gagos, os vesgos sofrem preconceito e lhes é muitas vezes imputada a condição de retardados. Sofrí isto muitas vezes, principalmente quando criança, e não foram poucas as vezes em que tive de comprovar competência  e me impôr  “na marra”.
Muitas pessoas não compreendem a visão monocular e para isto basta experimentar tampando um olho e sair dirigindo, tentar rapidamente determinar a distância dos objetos ou mesmo pegar uma bola que alguém te joga. As minhas maiores dificuldades são descer escadas e servir café numa xícara que alguém me estende no ar pois preciso tocar a xícara antes de despejar o líquido para saber a que distância está. Além de dirigir automóveis, é claro.
Mas nada é tão grave, a experiência vai ensinando e sempre viví normalmente. Não estou me lamentando, apenas explicando.
E agora chegaram as tecnologias tridimensionais e me preocupo: será que daqui a pouco não existirão mais televisões e filmes normais?? Ai de mim...
Por isso torço e confesso sem pudor para que nada disto dê certo pois quero meu mundo normalzinho. Nada de muito filme do tipo Avatar por aí.
Devo fazer uma campanha contra? Chamarei uns egípcios da praça Tahrir.

Nenhum comentário: